O complexo de Golconda

Rated 3.00/5 based on 1 reviews
Libsterdam é assolada por uma psicose epidémica, uma disfunção do ego que torna os cidadãos obsessivos pelas escolhas que não fizeram nas suas vidas. Mas há uma empresa que luta contra esta patologia urbana, ministrando a cada cidadão a possibilidade de viver em pleno as vidas paralelas que foram sendo deixadas para trás ao longo das bifurcações do caminho.
Download: epub mobi (Kindle) pdf more Online Reader
Price: Free! USD
Words: 14,040
Language: Portuguese
ISBN: 9781301739578
About Pedro G.P.Martins

Com uma formação em ciências, na área da Biologia, tenho-me dedicado paralelamente à escrita criativa. "Quem semeia no Tejo" foi o meu primeiro conto a ser publicado, em 2013, no livro "Lisboa no ano 2000 - uma antologia assombrosa sobre uma cidade que nunca existiu". Sou também autor e co-autor de argumentos para curtas metragens, mas tudo isso no pouco tempo que sobra da actividade profissional de base, que exige horas a fio a analisar espécies de insectos ao microscópio...

Also by This Author

Reviews

Review by: Ana C. Nunes on April 08, 2013 :
Esta história de ficção científica começa de uma forma bastante corriqueira, numa cena que não dá logo a entender o enredo e que deixa o leitor suspenso no fim do primeiro capítulo. Talvez por isso mesmo não haja uma ligação imediata à história. Esta ligação vai-se criando depois à medida que os capítulos passam.

No segundo capítulo conhecemos o nosso protagonista, Axel que é uma personagem peculiar e que testa a percepção do leitor com as suas acções pouco naturais e modo estranho de ver e encarar a vida.

Depois seguimos por uma sucessão de acontecimentos que, muitas vezes, nos parecem aleatórios e inconsistentes, levando-nos a pensar se somos nós que falhamos em ver algo, ou se Axel não é bem aquilo que mostra ser.

A sucessão de acontecimentos foi um pouco confusa ao início e só quase no fim percebi o que realmente se estava a passar. No entanto a confusão já estava instalada e nunca se dissipou, o que detorpou um pouco a minha 'degustação' da história.

No final o autor conseguiu terminar de forma muito satisfatória a história e o leitor fica a ponderar sobre qual será a final a verdade e a mentira o real e o imaginário. No entanto existe um ou outro elemento, nos últimos capítulos, que surgiram do nada e que parecem apenas conveniências para criar conflitos.

Em suma, este conto tem uma base muito intensa e bem pensada, que leva o leitor numa viagem quase alicinogénica. Alguns momentos são brilhantes, outros nem tanto. A prosa do Pedro Martins é muito sucinta, por vezes muito simbólica e por vezes simplificada demais, mas sempre eficiente. No geral foi uma boa leitura, com um final bem pensado, mas teve alguns momentos menos bem conseguidos no meio.
(review of free book)

Report this book