Diogo da Costa Ferreira

Biography

DIOGO DA COSTA FERREIRA nasceu em Lisboa, porém foi no oeste português que cresceu e fez os seus estudos primários. É compositor, maestro, escritor e professor.

Estudou Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. E, estudou, também, Direcção de Orquestra com vários maestros, portugueses e estrangeiros.

O seu catálogo, enquanto compositor, inclui música orquestral, de câmara e para instrumentos solistas, assim como música para teatro.

Simultaneamente aos seus estudos musicais, estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especializando-se em Filosofia da Arte e Estética. Da sua investigação resultaram vários ensaios sobre Filosofia da Arte («Artista, sociedade e espectador», «Arte: a via redentora», «O formalismo musical», «A interpretação musical como obra de arte singular», «Meta-arte, hermenêutica e afins: a heterodoxia conceptual como verdade e salvação»), Filosofia Política («A construção da cidadania», «O Estado da ignorância: de Platão a Rawls», «Utopia e Realidade»), Filosofia do Sentido («Existência: Sartre e o Ser», «Apologia da morte», «Amor: a catarse imprescindível») e Ética («Sentido e Acção», «Submissão e Intento», «Crença: a lei da consciência»).

Publicou cinco obras literárias, que estão organizadas em duas colecções:

«cadernos experimentais da infância»

Sem mundo (Papiro Editora)

Lisboa insurgente (Chiado Editora)

À procura da palavra - poema em três actos (Chiado Editora)

Excelso amor perpétuo (Chiado Editora)

«cadernos de pedagogia ontológica»

se fosse um pássaro (Chiado Editora)

É Sócio Efectivo da Associação Portuguesa de Escritores.

Books

This member has not published any books.