João Alberto Roque

Biography

João Alberto Roque é professor de biologia e geologia no ensino secundário.
Desde há muito, a escrita foi assumindo um lugar privilegiado na sua vida.
Iniciou pela poesia que ia escrevendo na juventude e que nunca ninguém leu. Recomeçou em força, quase aos quarenta anos, a escrever para a gaveta.
A primeira experiência em ficção resultou do desafio de um concurso literário, promovido da Câmara da Trofa, no ano de 2006. Como parte do prémio, viu publicado o seu primeiro livro: o conto infantil Pirilampo e os deveres da escola.
A partir daí participou em vários concursos de poesia e de ficção, com resultados motivadores. Tem vários textos publicados em coletâneas, sempre escolhidos dessa forma.
Mantém o blogue Infantilidades, inicialmente dedicado à literatura para crianças, mas que foi alargando o seu âmbito.

Where to find João Alberto Roque online

Where to buy in print

Books

Fábula da Lebre e da Tartaruga - Uma história mal contada
Price: $1.99 USD. Words: 1,380. Language: Portuguese. Published: October 1, 2014 . Categories: Fiction » Children’s books » Legends, Myths, Fables / Other, Fiction » Humor & comedy » Parody
Há histórias que fazem parte do nosso imaginário coletivo e que moldam a nossa perceção da realidade. A fábula da Lebre e da Tartaruga é uma dessas histórias. E se La Fontaine foi induzido em erro ou foi cúmplice de uma tramoia bem montada? O autor do presente texto, usando de ironia e humor, demonstra que houve fraude e que, afinal, a fábula da Lebre e da Tartaruga foi… Uma história mal contada.

João Alberto Roque's tag cloud