Nuno Gomes Oliveira

Biography

Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1956, é Licenciado em Biologia e Mestre em Ecologia Humana (Universidade de Bordéus) e Doutor em Biologia (Universidade de Coimbra).

Iniciou a sua carreira como colaborador do Núcleo de Estudos Ornitológicos da Faculdade de Ciências do Porto (1971) e foi fundador do Núcleo Português de Estudo e Proteção da Vida Selvagem (1974), onde trabalhou até 1983, tendo então iniciado o projeto “Parque Biológico de Gaia”, equipamento pelo qual é responsável desde então. Foi, ainda, autor dos projetos do Parque de Dunas da Aguda, Parque Biológico de Vinhais, Parque Botânico do Castelo, Parque Municipal da Lavandeira” e Parque do Conde das Devesas, entre outros.

Foi autor da proposta de criação da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto (1971), elaborou um primeiro estudo para classificação das Serras de S. Justa, Pias e Castiçal (1981) e criou a Reserva Natural Local do Estuário do Douro (2008).

Foi bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e do Comité de Desafios da Sociedade Moderna, da NATO.

Em 1990 recebeu o Prémio Nacional de Conservação da Natureza e do Património Histórico-Natural, em 1995 o “Prémio 25 pessoas - 25 anos de Conservação da Natureza - QUERCUS 10º Aniversário” e em 2000 uma Menção Honrosa conferida pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente.

É autor de centenas de publicações, filmes e exposições e fez mais de 500 palestras e conferências.

Atualmente é Diretor do Parque Biológico de Gaia e administrador não-executivo da SIMDOURO, Saneamento do Grande Porto, SA (Grupo Águas de Portugal).

Books

This member has not published any books.