O Bom Crioulo

Amaro, um imponente e lúbrico marinheiro negro, escravo fugido de uma fazenda do interior do Rio de Janeiro, apaixona-se por Aleixo, um jovem e ingénuo grumete branco, que conhece no seu navio de guerra. Mas o destino separa-os e, quando Amaro finalmente reencontra Aleixo, as suas piores suspeitas confirmam-se. More

Available ebook formats: epub

Published by INDEX ebooks
Words: 38,510
Language: Portuguese
ISBN: 9789898575593
About Adolfo Caminha

Adolfo Ferreira dos Santos Caminha, nasce em Aracati, no dia 29 de maio de 1867, mas muda-se com a família para o Rio de Janeiro, ainda na infância. Com 16 anos, entra para a Marinha de Guerra e, cinco anos mais tarde, vai viver para Fortaleza onde se apaixona por Isabel de Paula Barros, a esposa de um alferes, que abandona o marido para viver com Caminha. Na sequência do escândalo, vê-se obrigado a deixar a Marinha e passa a trabalhar como funcionário público. Morre de tuberculose, prematuramente, no Rio de Janeiro, no dia 1 de janeiro de 1897, aos 29 anos.

A sua primeira obra publicada foi Voos Incertos (1886), um livro de poesia. Em 1893, publica A Normalista, romance em que traça um quadro pessimista da vida urbana. Usa as suas experiências e observações de uma viagem aos Estados Unidos em 1886, para escrever No País dos Ianques (1894). No ano seguinte, apesar do escândalo, firma a sua reputação literária ao publicar O Bom Crioulo. Colabora com a imprensa carioca, em jornais como Gazeta de Notícias e Jornal do Commercio, e funda o semanário, Nova Revista. Já tuberculoso, lança o seu último romance, Tentação, em 1896. A sua obra densa e trágica, repleta de descrições de perversões e crimes, é pouco apreciada na época, mas considerada canónica nos nossos dias.

Also in Series: Clássicos de Literatura Gay

Also by This Publisher

Reviews

This book has not yet been reviewed.
Report this book