Ernesto Fonseca

Biography

Ernesto Fonseca nasceu em Gondomar, em 7/11/1943, e cresceu em aldeias de Trás-os-Montes e Beira Alta. Frequentou a Faculdade de Ciências de Lisboa, em 1963/64, e foi mobilizado para a Guerra do Ultramar em 1965. Como Alferes Miliciano de Cavalaria viveu a sua comissão em Angola, particularmente no Leste, onde passou à disponibilidade em 1969. Não regressou a Portugal, tendo recomeçado a vida civil em Luanda, onde constituiu família. Em 1971, como trabalhador-estudante e ao abrigo das facilidades concedidas a ex-militares, retomou o curso de engenharia civil que foi concluído no Porto em 1976. Entretanto, já tinha retornado a Portugal, com a mulher e uma filha, na sequência do 25 de Abril. Exerceu funções profissionais como projectista de estruturas e de sistemas hidráulicos, até 1987, quando fundou uma empresa de prestação de serviços de engenharia. Reformou-se em 2008 e voltou a Angola para colaborar, até 2011, nas obras de recuperação de uma barragem.

Books

Por Xanas do Leste de Angola
Price: $3.75 USD. Words: 106,130. Language: Portuguese. Published: July 27, 2015 by Chiado Editora. Categories: Fiction » Literature » Literary
– Passou meio século, desde que um milhão de jovens portugueses lutou nos palcos da Guerra do Ultramar ou Colonial. Nove mil morreram e muitos mais ficaram estropiados, tanto física como psicologicamente. Milhares de familiares e amigos sofreram a angústia de não terem noticias deles e sofreram o medo de os perder.