Fernando André Gonçalves

Biography

Fernando André Gonçalves nasceu em Guimarães no ano de 1979. É mestre em Arquitectura pela Universidade Lusíada - Faculdade de Arquitectura e Artes - e sócio-gerente do Atelier Zurban Arquitectura.

Se o prazer da leitura se edificou desde muito cedo, a necessidade em passar para o papel pequenas estórias, pensamentos e concepções, revelou-se elemento fulcral, quer no seu trabalho de Arquitecto como no de escritor. É na relação homem/território, comum aos dois campos, onde encontramos os temas decorrentes dos seus textos. Afinal o que é o homem sem a sua circunstância? “Em cada habitação projectada escreve-se uma história com personagens reais, com sentimentos reais, personagens que me sopram ao ouvido, que me relatam as suas vontades, os seus sonhos. O trabalho do arquitecto é o paraíso do escritor, resta-me sonhar com um final feliz e deixá-los viver”, escreveu um dia.

Reúne neste livro a sua primeira experiência no campo da literatura romanceada. Foi o conhecimento adquirido, ao longo dos anos, na área da habitação tradicional portuguesa e das próprias sociedades tradicionais, que tornou possível conhecer e calcar algumas das aldeias desertificadas que ponteiam o nosso país, tal como a povoação de Banrezes onde decorre a teia ficcional deste livro.

Books

O Ser que Me Habita a Memória
Price: $3.75 USD. Words: 47,960. Language: Portuguese. Published: February 26, 2015 by Chiado Editora. Categories: Fiction » Literature » Literary
Um texto formado por duas perspectivas intercaladas que frequentam o mesmo universo de uma povoação desertificada - a aldeia de Banrezes – que, até finais do Sec.XIX, constituiu um pequeno aldeamento na província de Trás-os-Montes, concelho de Macedo de Cavaleiros.

Fernando André Gonçalves' tag cloud