Jackson Rubem

Biography

Jackson Rubem, escritor, historiador, biógrafo, nasceu em Irecê-Bahia, no dia 04 de maio, filho dos agricultores Alvino Abade e Cantionilia Alves.

Desde muito jovem sentia um grande fascínio por livros e artes em geral. Começou a ler os clássicos da literatura nacional e estrangeira, ainda na infância. Isso de certa forma contribuiu com o desejo de se tornar escritor.

Técnico em Agropecuária, formado pela Escola de Agricultura da Região de Irecê (Esagri), fez o curso superior em Marketing e pós-graduação em curso na área de Tecnologia de Informação.

Incentivado pelos confrades Benjamin Batista e Solange Durães, fundou a Academia de Letras de Irecê, em 1998, sendo o primeiro presidente da entidade. Posteriormente recebeu o título de membro efetivo da Academia de Cultura da Bahia.

Na área de jornalismo, atuou como colunista do jornal Correio da Bahia, tendo uma coluna publicada semanalmente. Colaborou também com vários outros jornais a exemplo do A Tarde, jornal Cultura e Realidade, jornal Informa e revistas como a Vinde, entre outros.

Em 2001 fundou o jornal infanto-juvenil O Brasileirinho que é publicado mensalmente (às vezes atrasa um pouco) e conta com a participação de crianças, adolescentes e profissionais na área.

Tem doze livros publicados,entre os quais Brasileiros Pré-Cabralianos:História e Arte Rupestre (Brazilians Before Cabral: History and Rock Art); Irecê: História, Casos e Lendas; História de Irecê Para Jovens; Irecê: A Saga dos Imigrantes; Rogério Dourado, o homem que viveu em três séculos; etc.

É verbete em:
XII Antologia de Poetas e Escritores do Brasil - 1998 (Selecionados Pela Revista Brasília;

Dicionário Bibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos (1998);

Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea (Vol.7 - RJ, 1996);

A Vocação Nacional da UBE - 62 Anos - União Brasileira de Escritores (Ano 2004);

Dicionário de Autores Baianos – Obra publicada pelo Governo da Bahia, em 2006.

Homenagens:
O nome do autor serviu para denominar um festival de poesias, de nível regional, organizado pelo programa Cultura Educativa, da Rádio São Gabriel FM, apresentado pelo professor Wilton Batista (in memoriam): I Festival de Poesias Regionais Jackson Rubem, amplamente divulgado pela mídia;

Recebeu a Comenda de Mérito Acadêmico, concedida pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, Minas Gerais;

Recebeu a Medalha de Honra ao Mérito concedida pelo Grupo Brasília de Comunicação - Revista Brasília;

Recebeu moção de Aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia, em novembro de 1999, apresentada pelo então deputado José Carlos Dourado das Virgens.

Where to find Jackson Rubem online


Where to buy in print


Books

História de Irecê para Jovens
By
Price: $4.44 USD. Words: 27,250. Language: Portuguese. Published: April 12, 2013. Category: Nonfiction » History » Historiography
Um acordo de coronéis na Chapada Diamantina, em 1926, com o então governador da Bahia Goes Calmon, resultou na criação do município Vila de Irecê e evitou uma luta armada com muitas mortes. O livro relata também a passagem da Coluna Prestes (revoltosos) e a reação dos fazendeiros que emboscaram e mataram dois homens... Cangaço, Casos, lendas, curiosidades e tantos outros fatos históricos.

Jackson Rubem’s tag cloud