José Amaral Veiga

Biography

osé Amaral Veiga nasceu a 28 de Março de 1951 em Moreira de Rei, concelho de Trancoso. Nessa sua terra natal frequentou a escola primária até à quarta classe. A sua carreira académica passou, depois, por Trancoso, Guarda e Faculdade de Direito de Lisboa, onde concluiu a respectiva licenciatura em 1977.

Radicou-se, pouco depois, em Trancoso onde, desde a conclusão do seu estágio profissional, exerce a advocacia. Tem pela sua terra, Moreira de Rei, um amor ilimitado, vindo a travar, ao longo da vida, uma inglória luta pela preservação do seu património histórico e cultural. Para além desta, tem a paixão pelo bom vinho, pelas tertúlias de fados e de farras, pela caça e política local, temas que, aliás, lhe vêm servindo de inspiração para as suas rimas. A pretexto de tudo e de nada, faz, por impulso e diversão, quadras populares para louvar os amigos, parodiar adversários políticos, relatar acontecimentos ou exaltar as qualidades de um vinho do seu agrado. O gosto pela política local impeliu-o a candidatar-se aos órgãos autárquicos do seu concelho, vindo a exercer os cargos de vereador, deputado municipal e, actualmente, de presidente da assembleia municipal.

Books

Impulsos Rimados
Price: $3.75 USD. Words: 19,520. Language: Portuguese. Published: July 27, 2015 by Chiado Editora. Categories: Fiction » Poetry » Portuguese poetry
Ao vinho ....... É um dissipar do tédio, É a visão do sucesso, É um estádio intermédio Entre a vida e o decesso