José da Costa Oliveira

Biography

José da Costa Oliveira nasceu em 1945 num pequeno e isolado lugar da freguesia de Refojos do concelho de Cabeceiras de Basto. Vivia-se a crise do final da segunda guerra mundial. Foi o primogénito de um casal de agricultores pobres que viria a ter mais quatro filhos. Terminada a quarta classe que, apesar das dificuldades dos pais, fizera com distinção, passou toda a sua adolescência, e parte da juventude, exercendo a actividade de pastor e trabalhador agrícola.Iniciou os estudos liceais quando tinha 22 anos e cumpria o serviço militar obrigatório. Aos 34 anos, já a trabalhar num banco, licenciou-se em Economia pela Universidade do Porto. Aos 55 anos fez uma Pós-Graduação em Finanças, também na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.Tem trabalhado como Economista em quase todos os sectores de actividade, desde a banca ao sector associativo, passando por indústrias como a metalúrgica, a têxtil e a da construção civil e obras públicas. Actualmente, exerce a actividade de consultoria económica e financeira em regime de profissão liberal.Numa atitude de perfeito amadorismo tem vindo a escrever textos para um jornal desde Setembro de 1998.Em 2007, publicou na Papiro Editora o livro de crónicas “Crónicas de Basto e do Mundo”.Em 2008, publicou na Papiro Editora o romance “O Nariz do Mundo”.

Books

O Livro do Tempo
Price: $3.75 USD. Words: 62,800. Language: Portuguese. Published: July 30, 2015 by Chiado Editora. Categories: Fiction » Literature » Literary
Esta é a verdadeira história do Convento Beneditino de S. Miguel de Refojos de Basto. O Mosteiro, que fora apadrinhado por D. Afonso Henriques, por D. Dinis e por D. Manuel I, viu a Ordem Religiosa, que lhe dava a alma, ser extinta pela Regência de D. Pedro IV. Poderá, a muito breve prazo, vir a tornar-se Património Cultural da Humanidade da UNESCO.