José das Candeias Sales

Biography

JOSÉ DAS CANDEIAS SALES nasceu, em 1962, em Peroguarda (Ferreira do Alentejo, Beja).

Pró-Reitor da Universidade Aberta para a área da Aprendizagem ao Longo da Vida, é Professor Auxiliar com Agregação na mesma Universidade na área de História Antiga (Departamento de Ciências Sociais e de Gestão).

Licenciado em História (1985) e Mestre em História das Civilizações Pré-Clássicas – variante de Egiptologia (1993) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, doutorou-se no ramo de História, especialidade de História Antiga, na Universidade Aberta (2002), onde lecciona as unidades curriculares de História das Civilizações Pré-Clássicas, História das Civilizações Clássicas, Cultura e Mitologia da Antiguidade e Religiões Helenísticas (1º ciclo).

Colabora também no Mestrado de História – variante: Egiptologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, leccionando os seminários de Religião Egípcia (1º semestre) e Arte Egípcia (2º semestre).

É Investigador integrado da linha de investigação «História Antiga & Memória Global» do Centro de História da Universidade de Lisboa (CHUL) e investigador associado no Grupo de Investigação «Antiguidade e as suas percepções» do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM), unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

As principais áreas de investigação a que se tem dedicado incluem mitologia, religião e religiosidade dos antigos Egípcios (História Cultural e das Mentalidades), ideologia, propaganda e legitimação do poder no Egipto faraónico (História Política), urbanismo, arquitectura e recuperação patrimonial do Egipto antigo (História da Arte).

Como especialista em Egiptologia, tem realizado várias traduções e/ ou revisões científicas de materiais de vários tipos (livros e guiões de DVD’s, nomeadamente) sobre Egiptologia ou História antiga, proferido várias conferências, em Portugal e no estrangeiro, e orientado, por todo o país, vários cursos e acções de formação sobre o antigo Egipto. Desde 2000, tem também anualmente acompanhado e orientado cientificamente no Egipto várias visitas de estudo a lugares de interesse histórico-cultural relacionados com a antiga civilização faraónica.

Publicou diversos artigos e recensões críticas em Portugal e no estrangeiro, sendo de destacar entre os seus livros e manuais A ideologia real acádica e egípcia. Representações do poder político pré-clássico (tese de mestrado, Lisboa, Editorial Estampa, 1997), As divindades egípcias. Uma chave para a compreensão do Egipto antigo (Lisboa, Editorial Estampa, 1999), A arte egípcia. Uma arte para a eternidade (Lisboa, Universidade Aberta, 2000), Ideologia e propaganda real no Egipto Ptolomaico (305-30 a.C.) (tese de doutoramento, Lisboa, Calouste Gulbenkian, 2005), Estudos de Egiptologia - Temáticas e Problemáticas (Lisboa, Livros Horizonte, 2007) e Poder e Iconografia no Egipto antigo (Lisboa, Livros Horizonte, 2008). Colaborou com 128 verbetes no Dicionário do Antigo Egipto (direcção de Luís Manuel de Araújo), publicado pela Editorial Caminho, em 2001.

Books

This member has not published any books.