Interview with Paula Saints

Onde é que cresceste e como é que isso influenciou a tua escrita?
Cresci entre Lisboa e a margem Sul do Tejo. Mas nas férias grandes, ia quase sempre para casa dos meus tios, numa pequena aldeia no Norte.
Creio que isso, além de muitos mais factores, me ajudou a desenvolver a imaginação e o gosto pela escrita e pela aventura.
Além disso, devorava livros dos 5, d'Uma Aventura, de quadradinhos, de Eça de Queirós... Tudo o que vinha à rede, era lido avidamente!
Quando é que começaste a escrever?
Hum... Creio que com cerca de 10 ou 12 anos. Na altura, lembro-me que andava viciada nos livros d'Uma Aventura e comecei a escrever a lápis um livro de aventuras! Já ia nas oitenta e tal páginas, quando me passou uma coisinha má pela cabeça e mandei-o para o lixo.
Chuif... Ó vida...
Qual é a história por detrás do livro Eu+Tu=1?
Há alguns anos, escrevi um conto para um concurso literário, que se foi desenvolvendo e se transformou no Eu+tu=1.
Como sempre gostei muito de comédias românticas, ao escrever este livro, imaginei-o como um filme.
Na minha cabeça, vejo a Maria e o Nuno (as personagens principais do livro) com um rosto, com sentimentos e com uma vida.O facto de ser uma maquilhadora e um actor não foi propositado. Creio que surgiu naturalmente e quanto aos locais, já conhecia alguns e os outros conheci através de pesquisa e de fotografias e incorporei-os no livro.
Lembro-me perfeitamente que ao escrever certas "cenas" me ri sozinha, pois consegui imaginar as personagens naquelas situações! E espero que aconteça o mesmo, a quem ler o livro!
Apesar de ser uma comédia, este livro aborda também temas mais sérios e foi uma oportunidade de fazer chegar a um maior número de pessoas, certos pontos de vista acerca de temas bastante actuais.
O que é que te motivou a seres uma autora independente?
Ui, ui... Como é que vou ser politicamente correta?!
Quando terminei o livro, pesquisei na internet várias editoras portuguesas e enviei-lhes o meu manuscrito. Nem todas responderam...
Mesmo assim, enviei o livro em papel para algumas, em ficheiro para outras e fiquei à espera. Ainda esperei alguns meses, até começarem a chegar cartas e email's e infelizmente, todos com respostas negativas.
Numa última tentativa, enviei para mais uma editora a qual me respondeu. Fiquei tão feliz na altura!
Foram muito simpáticos e orientaram-me em todos os passos, mas infelizmente em Portugal, quando o/a escritor/a não é conhecido, editar um livro fica muito caro.
Fico triste, quando penso que há tantos escritores talentosos e que não conseguem editar os seus trabalhos, por falta de quem aposte neles.
É um mercado muito injusto.
Por isso mesmo, quando descobri a Smashwords fiquei felicíssima porque pude chegar a livrarias e leitores do mundo inteiro e a única coisa que tive de despender, foi o meu tempo!
Qual é a maior alegria da escrita, para ti?
Creio que é poder imaginar um mundo inteiro na minha cabeça e saber que não há limites!
Posso criar novos reinos, novos mundos, novos seres humanos, extraterrestres, enfim... Tudo.
O que é que os teus leitores significam para ti?
Os meus leitores são as pessoas mais importantes nesta equação. São eles que vão determinar se realmente os meus livros são bons ou não, se se identificam com alguma personagem, se retiram alguma coisa do livro...
É para eles que eu escrevo, afinal!
Qual é o teu próximo projeto?
Agora estou a escrever o primeiro de uma série de mistério. O género é o mesmo, comédia romântica, mas com personagens e cenários diferentes e tenho a certeza que quem gostou do Eu+Tu=1, também vai adorar o que ai vem!
Ui, ui, preparem-se!!!
Quais são os teus autores preferidos?
De certeza que são muitos mais, mas assim de repente, vêm-me à cabeça Enid Blyton, Eça de Queirós, Júlio Dinis, Alice Vieira, Danielle Steel, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Queres deixar alguma mensagem para aqueles que estão a pensar lançar-se no mundo da escrita, mas têm enfrentado obstáculos?
A mensagem que quero deixar é que nunca, nunca desistam. Se têm a certeza que o vosso trabalho é bom e o vosso sonho é serem escritores, cantores, actores, tocadores de pífaro ou o que quer que seja nunca deixem de o enviar a quem de direito e lutar por aquilo que desejam. Só tenho pena que em Portugal ainda não se aposte muito em autores novos e/ou desconhecidos. Mas tenho esperança que isso mude. Afinal, se ninguém tivesse apostado um dia na J. K. Rowling hoje não tínhamos o Harry Potter, não é?!
Published 2014-04-21.
Smashwords Interviews are created by the profiled author, publisher or reader.

Books by This Author

Eu+Tu=1
Price: $1.50 USD. Words: 51,000. Language: Portuguese. Published: May 28, 2018. Categories: Fiction » Romance » Contemporary
O “Eu+Tu = Um” é uma comédia romântica, que pelo meio aborda vários temas actuais da nossa sociedade, tais como a preocupação excessiva com a aparência, a “mania” de imitar os famosos, os problemas familiares e como muitas vezes se escolhe fugir deles, ao invés de os enfrentar e a maneira nem sempre correcta, como frequentemente a comunicação social retrata a vida das pessoas. Espero que gostem!