Emília Freitas

Biography

Emília Freitas nasceu no dia 15 de janeiro de 1855, na cidade de Aracati, no Ceará. Era filha do Tenente-coronel Antônio José de Freitas e de Maria de Jesus Freitas.

Desde a infância, conviveu com o sistema escravista dentro de sua própria casa, o que viria refletir em seu posicionamento político e produção literária no futuro.

Após perder seu primogênito, o pai de Emília faleceu em 1869, vítima de um possível ataque cardíaco.

Com a morte do pai, ela e a família mudaram-se para Fortaleza, pela dor da perda e pelo confronto político com os conservadores da região, posto que, apesar de possuir escravos, Antônio José de Freitas tinha simpatia pelos ideias abolicionistas.

Na década de 1870, a jovem se dedicava ao estudo e à literatura, diferente da maioria das mulheres de sua idade, que já se dedicavam ao matrimônio. Nesta década e na seguinte, passou a escrever poemas e recitá-los em público, imprimindo os momentos importantes da própria vida em sua poesia. Além de retratar sua intimidade, dedicou grande parte de sua obra poética à causa abolicionista. Foi uma voz extremamente atuante contra o sistema escravista no Ceará, estado que aboliu o trabalho escravo em 1844, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, sendo a primeira província a detratar a abolição da escravatura.

Também colaborou, a contar de 1873, em vários jornais como o Libertador, Cearense, O Lyrio e A Brisa, embora poucos registros possam ser encontrados. Suas poesias publicadas nas colunas dos jornais foram agrupadas no livro Canções do Lar, publicado em 1891.

Em 24 de março de 1885, sua mãe Maria de Jesus Freitas faleceu aos 65 anos de idade em Fortaleza.

Em dezembro de 1891, Emilia Freitas mudou-se, junto com o irmão, para Manaus, onde atuou como professora no Instituto Benjamim Constant. Foi em Manaus, às margens do Rio Negro, que escreveu sua maior e mais importante obra, A Rainha do Ignoto.

Também em Manaus se casou com Arthunio Vieira, com quem moveu-se novamente para Fortaleza, onde, além de trabalharem na mídia impressa também se dedicaram à divulgação e estudo da doutrina espírita de Allan Kardec.

Em seus últimos anos, voltou com o marido para o Amazonas, falecendo em Manaus no dia 18 de agosto de 1908.

Embora muitos textos citem o romance O Renegado como uma publicação de 1892, notas sobre o seu falecimento encontradas em jornais da época assinalam o romance como inédito e escrito em parceria com Arthunio Vieira. Não foram encontradas informações precisas sobre esta publicação.

Books

A Rainha do Ignoto (com notas)
Price: $1.49 USD. Words: 92,610. Language: Portuguese. Published: October 31, 2019 by EX! Editora Independente. Categories: Fiction » Fantasy » General, Fiction » Romance » Fantasy
"A Rainha do Ignoto" é considerado o primeiro romance do gênero fantástico do Brasil. Publicado em 1899 e escrito por Emília Freitas, uma mulher forte, independente, abolicionista e que derramou o universo feminino com todas as suas angústias e desventuras, denotando já na época ideais feministas avançados.

Emília Freitas' tag cloud