Olinda Gil, mestre em Ensino pela Universidade Nova de Lisboa, é atualmente professora de Português no Ensino Básico e Secundário, mas reúne diversas experiências profissionais no currículo. Estreou-se na escrita no "DnJovem", suplemento do "Diário de Notícias". Foi 3º prémio do concurso literário "Lisboa à Letra" em 2004, na categoria de prosa. Editou, a título independente, em 2013 “Contos Breves”, e, pela Coolbooks, chancela da Porto Editora, “Sudoeste” (2016, 2014 em ebook) e “Sobreviventes” (2017, 2015 em ebook). Tem diversos contos publicados em ebook. Colabora com frequência em coletâneas e diversas publicações. Pertence à Direção da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo.
Price:
$1.00 USD.
Words: 4,070.
Language:
Portuguese.
Published: July 14, 2021.
Categories:
Fiction » Fantasy » Contemporary
Um conto passado na capital portuguesa, que reflete Lisboa dos anos 2000, antes do boom do turismo, quando ainda se podia estar sozinho nos miradouros.
Exílios é um conjunto de pequenos textos escritos no período a seguir ao término dos meus estudos no Ensino Superior. Retratam os sentimentos vividos por mim na altura.
A publicação destes textos tão pessoais tornou-se imperativo uma vez que há cada vez mais jovens a viver situações semelhantes. Infelizmente estes textos continuam actuais.
Price:
$2.00 USD.
Words: 14,150.
Language:
Portuguese.
Published: September 22, 2013.
Categories:
Fiction » Literature » Literary
(3.50 from 2 reviews)
Colectânea de pequenos contos resultante de uma selecção e de uma revisão de textos criados entre 1999 e 2007, período que corresponde, aproximadamente, à minha colaboração do DN Jovem.
Price:
$1.00 USD.
Words: 1,790.
Language:
Portuguese.
Published: February 17, 2013.
Categories:
Fiction » Literature » Literary
Este conto, escrito em finais de 2003, foi 3º prémio de prosa no concurso literário “Lisboa à Letra” em 2004. Foi publicado numa brochura da Câmara Municipal de Lisboa (AAVV. Lisboa à Letra 2004: Câmara Municipal, Lisboa, 2004. Depósito Legal: 210685/04)
Retratos Inacabados
on Jan. 14, 2014
Fez-me lembrar Ricardo Reis, não no sentido de um "carpe diem" em que não se pode gozar mais profundamente, mas sim numa memória de momentos eróticos que foram gozados profundamente.
Esquecidos (Perdidos #2)
on Aug. 02, 2014
Como já tinha lido o "Perdidos" não poderia deixar de ler o "Esquecidos".
Gostei mais deste volume do que do anterior. Vê-se uma grande evolução e maturidade na escrita da Rute. As referências são feitas com termo e medida, as descrições da roupa são feitas quando fazem sentido e são importantes para a narrativa. A narrativa também se desenvolve de um modo linear, numa espiral de acontecimentos até ao climax, sem que no entanto a resolução seja apresentada: porque ficará para o próximo volume. E isto não é fácil de construir.
"Marina", a personagem principal está muito mais activa e resoluta, e apesar de ter momentos em que fica em baixo (nem seria normal não ficar, com tudo aquilo e 18 aninhos acabados de fazer), cria hipóteses de resolução com as suas próprias mãos. O "Lucas" não teve tanto protagonismo desta vez, mas não perdeu o mistério.
Temos um bom leque de personagens secundárias: e se "Ana", a melhor amiga aparece agora menos, para compensar temos a irmã de "Marina", a "Sofia". "Joshua" está mais imbirrante que nunca, mas "Dennis" compensa. E temos o "Ezequiel" (que foi o meu preferido) e o Pedro, entre as novidades.